ÓPERA “LA BOHÈME” - TEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO 28-07-1990
Voltei ao velho Teatro Municipal do Rio de Janeiro para assistir a uma ópera - La Bohème, de Puccini. Companhia Nacional, exclusivamente com a “prata da casa”, pois os tempos de recessão não dão espaço para grandes montagens operísticas.
(Aliás, no Governo Collor não há quase lugar para os empreendimentos culturais. A Embrafilme foi fechada, o Festival de Cinema de Brasília parece que não vai ter o que exibir... O Paulo Autran, cansado de ver o Collor em constantes “shows” esportivos reta-o a dizer que livro sério leu em sua vida, ou o nome de uma peça de teatro que tenha assistido...
O Teatro Municipal está em final de reforma, mas deu para extasiar-se com todo aquele mármore de Carrara e com a beleza dos afrescos do Visconti.
A ópera dava para o gasto... Até gostei, sobretudo das cantoras que interpretaram Mini e Musetta, porquanto as vozes masculinas não eram excepcionais. Mas o conjunto era agradável.
No dia seguinte fui almoçar com meu amigo Roberto Pedroso, em Laranjeiras. A esposa e a cunhada tocam na Orquestra Sinfônica Brasileira. Elas detestaram o espetáculo, consideraram-no “abaixo da crítica”. Debochei, de leve : “eu gostei, já que sou ignorante. Não faço um juízo técnico. Mas, da próxima vez, prometo não ligar para vocês, antes do espetáculo...
Nos intervalos fui ao Salão Assírio tomar champanha. Pouca gente, com os preços tão altos! Meu amigo Aldo Barreto
(que teve a gentileza de obter as entradas para a ópera) escolheu uma mesinha junto a uma fonte.
A decoração art nouveau está em final de restauro. Um requinte rebuscado, com ambiente agradável. Saudei e felicitei o diretor do Teatro (José Carlos Barbosa de Oliveira) pelo trabalho.
No dia seguinte voltei a São Paulo para contatos na FIESP. Dias antes estivera em Piracicaba, para participar de um encontro na ESALQ. Apesar de ser a minha terceira visita à cidade, foi a primeira vez que fui almoçar no tradicional restaurante à beira do rio, com as quedas d´água cheias com as chuvas. Um bonito show aquático, acompanhado de peixe assado na brasa, especialidade da casa.
|